Sobre Nós

Somos um consórcio público de gestão de resíduos sólidos criado através da lei nº 11.107/2005, regido pelo estatuto do conselho de administração de prefeitos nº 002/2005, que iniciou com a participação de 4 municípios; João Monlevade, Bela Vista de Minas, Nova Era e Rio Piracicaba. Atualmente o CPGRS é composto por onze municípios, sendo os componentes; Alvinópolis, Barão de Cocais, Bela Vista de Minas, João Monlevade, Nova Era, Passabém, Rio Piracicaba, Santa Bárbara, Santa Maria de Itabira, São Domingos do Prata e São Gonçalo do Rio Abaixo .

Trabalhamos promovendo a gestão ambientalmente correta e adequada dos resíduos sólidos dos municípios consorciados e atendemos a uma população estimada de 250 mil habitantes.

Possuímos um aterro sanitário que recebe diariamente os resíduos domiciliares e comerciais com características domiciliares (resíduos classe II A e II B) dos municípios consorciados, além do atendimento às empresas que demandam de destinação correta de resíduos com as mesmas características.

A operação do aterro sanitário fundamenta-se em todos os critérios técnicos e operacionais contemplados na legislação brasileira pertinente, além de contar com profissionais altamente capacitados.

A gestão dos demais resíduos sólidos gerados nos municípios é realizada através da contratação de empresas especializadas e aptas a receber e dar destinação ambientalmente correta, em que tal procedimento se dá através de processos licitatórios e através de todas as atividades rotineiras na gestão dos resíduos sólidos, o CPGRS promove a minimização de problemas de saúde pública, poluição ambiental, além de contribuir com um ambiente mais agradável, desprovido de resíduos destinados de forma inadequada aos munícipes dos consorciados.